História e Autoras do Jogo da Transformação

De Findhorn para o Mundo.

O Jogo da Transformação® foi originalmente desenvolvido por Joy Drake e Kathy Tyler no período em que residiram na Fundação Findhorn na Escócia.

História

Como o Jogo da Transformação® foi criado?

OJogo da Transformação começou como um passatempo, gerado pela necessidade que Joy Drake sentia de comunicar seus conhecimentos de formação de uma comunidade. Usando sua própria vivência, ela foi capaz de inspirar a criação de um ambiente de aprendizagem único que propiciava aos participantes acelerar mudanças em sua vidas através de uma expansão da consciência pessoal e do conhecimento espiritual.  

A primeira versão do Jogo da Transformação® foi utilizada em 1978 como parte de um seminário chamado "The Art of Synthesis” - A Arte da Síntese. Ele foi realizado no salão de festas de Cluny Hill College, na Fundação Findhorn, seguindo um grande caminho espalhado pelo assoalho, com vinte jogadores e cinco facilitadores. Esta versão ainda é jogada e se chama hoje e chamada de "Planetary Game”.

O jogo esteve em processo criativo por mais de 10 anos, muitas pessoas compartilharam as visões de Kathy e Joy, que agradecem profundamente os jogadores voluntários que doaram seu tempo e energia, tão generosamente, para este projeto.

Os direitos autorais do Jogo da Transformação para o português foram adquiridos pela Taygeta Editora & Consultoria no Brasil, que detém com exclusividade os direitos de produção e comercialização, em todos os países de Língua Portuguesa. 

Linha do Tempo

Conceito concebido por Joy Drake em 1976

Dois jogos foram plantados por Joy na Fundação Findhorn.

1) Antes da Iluminação. A jornada da personalidade rumo à fusão com a alma.

2) Depois da Iluminação. O crescimento e ligação de centros de luz ao redor do mundo.

Intensifica as lições do caminho espiritual. Aumenta a consciência. Os jogos refletiram a essência da experiência de Findhorn de uma forma que não tornava necessário viajar para a Escócia e ficar lá por três anos antes que algum tipo de despertar ocorresse. Eles recriavam esse ambiente de consciência em miniatura, como uma lente de aumento.

O jogo número 1 espelhava os pensamentos, sentimentos e crenças dos jogadores, e refletia um quadro claro de opções de mudança. Uma ferramenta de consulta pessoal. Provia um contexto no qual a consciência pessoal e o crescimento espiritual eram acelerados. Tinha a função de uma Escola de Mistérios Planetária como meio de vida. O Jogo número 1 foi desenvolvido. O número 2 continua inacabado.

O Jogo Germinado em 1977

Começou como um hobby. O Jogo nutriu, intrigou e inspirou Joy. Muitas influências. Orientações do Santuário – “O Jogo Tibetano” - criação de “Descobertas em Grupo” - workshops de “Novos Jogos”. Jogos teste em aulas noturnas de faculdades. Produzir as partes do primeiro protótipo demorou 18 meses. Relacionamento inicial. Comendo e dormindo com o Jogo.

Findhorn, junho de 1978: Workshop do Jogo Planetário

A primeira versão “pública” do jogo, o “Grande Jogo” (Jogo Planetário), foi jogada no salão de baile de Clunny Hill na Fundação Findhorn em junho de 1978, como parte do workshop "A Arte da Síntese". 20 Jogadores e 4 Guias. Equipamento muito rudimentar: quadrados de papel, roupas de lençóis, etc.  Incrivelmente poderoso, pontual e transformador.

Findhorn, outubro de 1978: Workshop do Jogo da Vida

Workshop residencial de uma semana, 5 Jogadores, 1 Guia e 1 Cronista. 7 níveis de jogo. Primeira vez em que jogos foram realizados em prédios diferentes. O surgimento consciente do Deva do Jogo. Mala de equipamento portátil, óculos escuros experimentais, estranhos baralhos escritos à mão e tabuleiros de madeira. Correr de um jogo para outro compartilhando óculos escuros e outros equipamentos! Sucesso imediato. Desenvolvidos workshops de fim-de-semana. Levou seis meses para produzir um conjunto de Jogo. Muitos ajudantes, mas ainda é "coisa da Joy".

Findhorn, outubro de 1978 – Ponto de Virada: Joy conhece Kathy Tyler

Mudança de um único foco para o de uma equipe comprometida. Uma parceria altamente criativa foi estabelecida. As habilidades de Kathy como professora de meditação mais seu extenso conhecimento do plano interior ajudaram a refinar o campo de energia bruta do jogo e trouxe foco, clareza e uma profunda compreensão intuitiva aos trabalhos internos do processo. Kathy ajudou a moldar jogo em uma sofisticada estrutura que poderia ser operada com facilidade e equilíbrio. Ela proveu uma importante peça que faltava, ao incorporar a compreensão intuitiva e um crescimento gracioso ao processo. Todos os aspectos do equipamento do jogo e estruturas de workshop foram revistos e atualizados. Kathy e Joy começaram a treinar outras pessoas para trabalhar com as próprias inteligências superiores e com o Deva do Jogo.

Desenvolvendo o Grupo Central de Guias de Jogo Qualificados

Um notável processo educacional tinha surgido que poderia ser repetido, examinado, identificado e registrado. Um Programa de Treinamento de Guias de 4 níveis foi criado: os Guias Cronistas, Trainees, Probatórios e Qualificados. O Jogo sempre teve destaque nos processos de grupo. O programa de treinamento de Guias era um excelente treino de liderança.

A demanda por workshops começou a acontecer. O Jogo começou a ser jogado em departamentos de trabalho, e incluído em vários programas da Fundação, como Orientação e Essência. O jogo continuou a evoluir. Era altamente magnético. Muitas pessoas contribuíram com seu tempo e suas habilidades. Muitas imitações e produtos secundários surgiram através dos anos: (Earthlove & Allies, the ALL Game).

1994 - Lançamento do Jogo da Transformação® no Brasil pela Taygeta Editora

Este é apenas o começo da história.

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