Image Map
Artigos Publicados

MAY EAST E CRAIG GIBSONE
MAY EAST E CRAIG GIBSONE, QUE VIVEM NA COMUNIDADE FINDHORN FORAM CONVIDADOS PARA APRESENTAR O QUE É O JOGO DA TRANSFORMAÇÃO NO CONARH - CONGRESSO NACIONAL DE RECURSOS HUMANOS REALIZADO EM S.P

 

 
A BASE DA TRANSFORMAÇÃO DO SER HUMANO ATRAVÉS DO AUTOCONHECIMENTO

Palestra de May East e  Craig Gibsone

 

 

Ao longo dos últimos 50 anos com a emergência das quatro novas ciências: Teoria Geral da Relatividade, Mecânica Quântica, Teoria do Caos e Complexidade ampliamos de forma acelerada as fronteiras do pensamento humano. Cientistas e historiólogos afirmam que tivemos mais mudanças  nos últimos 50 anos  do que desde a Era Paleolítica.

 

No limiar do novo milênio a visão mecanicista do mundo que considerava a Natureza inanimada, o Universo como máquina e o planeta morto controlado pelo conhecimento racional do homem vem sido superada pelos avanços da Nova Ciência que hoje reconhece o Universo em constante expansão, a Terra como um organismo dotado de vida auto-reguladora e a Natureza viva.

 

A nova visão da realidade que hoje emerge é uma visão holística, baseada na interdependência fundamental de tudo no Universo. Como a metáfora da borboleta sobrevoando Peking e causando  tempestades de vento em New York, utilizada pela Teoria do Caos.

 

Até pouco tempo o entendimento usual da Ciência era de que o Universo era constituído de matéria e energia, como exemplificada nas equação clássica de Einstein.

 

Mais recentemente o físico Inglês David Bohn propôs que o Universo e constituído por três elementos, matéria, energia e significado.

Para Bohn e toda uma geração a realidade é um processo em holo-movimento, o movimento do todo. Este movimento e formado por duas ordens.

A ordem explícita, o reino manifestado, o espaço tempo físico em que vivemos  e que experienciamos através de nossos sentidos.

A ordem explicitas constitui  uma pequena porção da realidade. Subjacente a ela existe uma extensa ordem implícita.

A ordem implícita e a ordem invisível, o reino não - manifestado.

E a realidade primária, fundamental,  e a potencialidade pura que busca expressar-se  do não - manifesto ao manifesto.

A ordem explícita é como ondas na superfície do vasto oceano de potencial da ordem implícita.

 

Através desta perspectiva a realidade se apresenta como uma interpretação entre a Matéria ou ordem explícita, Energia, ordem implícita e Significado, informação que conecta, da sentido e congruência entre as duas ordens.

 

Dentro deste contexto da Nova Ciência eu gostaria de apresentar o Jogo da Transformação como Significado, que estabelece uma comunicação e  troca de informação entre as duas ordens, o físico e o metafísico, o presente e a transformação em direção ao potencial do futuro, a dimensão material e o mundo da energia,  the quântum soup, a substancia imaterial.

 

Assim como as práticas oraculares da humanidade o  I Ching Chinês, o sistema Mo dos Lamas do Tibet, o oráculo de Delfos da civilização Grega, o Jogo da Transformação propicia a interação entre as duas ordens da realidade.

 

Numa roupagem e linguagem contemporânea o Jogo da Transformação foi desenvolvido na comunidade internacional de Findhorn Foundation no Nordeste da Escócia.

Findhorn Foundation  é hoje a maior comunidade internacional da Grã Bretanha e ao longo de seus 35 anos de existência tem promovido princípios de desenvolvimento auto - sustentável em 7 áreas de atividade: cultural, educacional, espiritual, ambiental, econômica, política e de saúde.

 

Findhorn Foundation é um laboratório de novas relações humanas é uma aldeia ecológica em construção, modelo in progress de planejamento  norteado pelo impulso da Agenda 21, das Nações Unidas. Nossos Centros de Educação e Visitantes recebem cerca de 14.000 pessoas por ano, de 70 países, que participam de cursos e treinamentos em educação holística que tem a duração que varia de 1 dia a um ano.

 

Data da publicação: 01/04/2011
Comentários
Faça um comentário